Se mudou e não sabe se pode transferir sua MEI de estado ou se irá precisar abrir outra!? Nesse artigo iremos te ajudar nessa questão.
Mas de antemão já te respondemos. Sim, é possível alterar uma MEI de estado. Logo abaixo te mostrarei como deve ser feito.
Como transferir MEI de estado?
O MEI que foi aberta em um estado tem a possibilidade de efetuar a transferência para outro estado. Esse processo deve ser feito pelo Portal do Empreendedor, no campo “Alteração de Empresa”.
Lembrando que para a mudança para o novo endereço, poderá ser necessário atender algumas exigências da Prefeitura de destino, ou seja, precisa atender as exigências daquele município.
Depois da alteração pode ficar tranquilo… O CNPJ continuará sendo o mesmo, independente do estado para onde o MEI está sendo transferindo.
Está precisando transferir a sua MEI de estado? Fazemos isso para você, converse com algum de nossos especialistas. Alteração e Regularização de MEI.
Aproveitando que estamos falando sobre a sua MEI, você conhece as suas obrigações??
Depois que transferir a MEI de estado, qual o próximo passo?
A partir do momento que se torna MEI uma das principais obrigações é a pagamento do boleto todos os meses. Por isso fique atento ao prazo!
Esse boleto vence todo dia 20 de cada mês, e o não pagamento perde benefícios. Além disso, quando for efetuar o pagamento terá juros e multa. Valor do Imposto do MEI – 2022.
Nunca pagou nada na sua MEI!?… Aconselhamos a ler este artigo – Abri MEI e nunca paguei nada.
Além do pagamento do boleto mensal, precisa ser feito a Declaração Anual do MEI. Porque essa Declaração é feita uma vez por ano e tem o prazo até o mês de maio.
Além disso, para encerrarmos, dependendo da sua atividade como MEI tem a obrigação de emitir notas fiscais.
MEI, vantagens e desvantagens
Além das obrigações, é importante estar atento das vantagens e desvantagens depois que você se formaliza em Microempreendedor. Também vamos te ajudar nesse ponto.
Vantagens em ser MEI
- Custo mensal baixo – valor do imposto do MEI é considerado baixo, por exemplo, nesse ano de 2022 está em média de R$62 mensal.
- Benefício do INSS – quando efetua o pagamento todos os meses sem atraso tem direito a benefícios previdenciários (auxílio-doença, auxílio maternidade, aposentadoria…);
- Pode registrar funcionário – Possibilidade de registrar até 1 funcionário com um salário-mínimo;
- Crédito facilitado – pode adquirir empréstimos com juros e prazos melhores.
Desvantagens em ser MEI
- Limite renda anual – Nesse ano de 2022 o limite de faturamento é de R$81mil anual;
- Não é permitido ter filiais – além disso, o responsável pela MEI não pode ser sócio em outra empresa;
- Aposentadoria limitada – o valor que pode ser solicitado é de apenas um salário-mínimo.
Saiba mais vantagens em ser MEI.
O que acontece se eu não pagar as mensalidades do MEI?
Já falamos desse ponto, mas é bom reforçar. Esse é um ponto critico, porque recebemos mensagens diariamente de pequenos empresários que possuem MEI e nem sabiam que tinha que pagar o imposto mensal.
O que acontece se você não pagar o MEI é estar adquirindo uma dívida com o governo. Além disso, mesmo não usando essa MEI ou até mesmo não emitindo nota fiscal, todos os meses o seu imposto é gerado automaticamente.
O que você pode fazer!? Quitar essa dívida em cota única ou efetuar o parcelamento.
Quer saber como anda a sua situação? Nós mande o seu CNPJ no nosso WhatsApp que te ajudamos.
Ou se preferir converse com algum de nossos especialistas. Fale conosco!