Uma das principais práticas que se deve fazer após lesões é a fisioterapia, pois ela permite que o paciente lesionado retorne para as suas atividades de maneira rápida e com menos sequelas possível.
Mas antes de falarmos sobre as lesões, vamos entender desde o começo sobre a fisioterapia. Vai ficar muito mais fácil…
O que é fisioterapia?
A fisioterapia é a área de prevenção e tratamento de problemas ligados a movimentação e funcionamento dos sistemas e órgãos do corpo.
Esses problemas podem ter origem em doenças, condições genéticas, acidentes, traumas, e outros fatores prejudiciais.
E esses profissionais podem atuar desde a extensão corporal, movimentação e fortalecimento muscular e a reabilitação de alguns órgãos.
E todos esses procedimentos são para a melhora do estado de saúde, condicionamento físico, e é claro, melhorar a qualidade de vida.
Além disso, podemos citar que a fisioterapia é essencial para o retorno da rotina e adaptação, com o propósito de auxiliar os pacientes que de alguma forma perderam os movimentos essenciais no cotidiano.
E sobre a Fisioterapia para recuperação de lesão!? Vamos falar dela…
Para que serve a Fisioterapia para recuperação de lesões?
Toda fisioterapia de lesões é muito importante, pode ir desde aquela pessoa que sofreu com alguma carga pesada ou até a mais leve.
O tratamento fisioterapêutico compõe:
- controle da dor;
- edema e cicatriz;
- exercícios terapêuticos;
- reeducação sensorial;
- treinos funcionais.
Todas essas maneiras procuram reestabelecer a mobilidade funcional ativa do paciente, com a finalidade de deixar mais independente.
Podemos dizer que a fisioterapia ajuda no fortalecimento e recuperação muscular, especialmente quando há alguma debilidade ocasionada por imobilização, decorrentes de fraturas ou lesões, ou depois de algum procedimento cirúrgico.
As lesões musculares ocorrem habitualmente naquelas pessoas que são fisicamente ativa, que praticam exercícios.
E, sabe quando você começa a fazer as atividades e não quer se alongar??
São nessas ocasiões que ocorrem as lesões, porque não há preparação adequada para a atividade praticada.
Fisioterapia na recuperação de lesões
I – Atividades ortopédicas
Muitas pessoas acabam desenvolvendo doenças que acontecem nos ossos, articulações, músculos, tendões, ligamentos ou bursas.
Nesse caso temos a fisioterapia como grande aliada para desenvolver os músculos afetados, trazer flexibilidade e extensão corporal.
II – Atividades para idosos
A partir de uma certa idade, os idosos já não possuem a mobilidade de quando tinha menor idade. E nesse ponto que entra a fisioterapia, com o intuito de fazerem ter o mínimo de autonomia.
As ações são especializadas e contam com o aumento da mobilidade, flexibilidade, além da redução de dores, que muitas vezes são crônicas nesta idade. Também a melhora do condicionamento físico.
III – Recuperação neurológica
Cérebro cansado? Níveis de Ansiedade e depressão? Podem ser lesões cerebrais.
A fisioterapia também contribui para a melhora neurológica, porque o intuito é reduzir as lesões cerebrais estimulando a mente.
IV – Fisioterapia para crianças
Pode ser um pouco mais difícil efetuar esse tipo de fisioterapia, mas existem recomendações terapêuticas dessa atividade para crianças e adolescentes, exatamente pelo aumento da força e bem-estar.
Veja também| Quanto custa para abrir uma Clínica de Fisioterapia?
Contabilidade especializada para Fisioterapia
Todo profissional de Fisioterapia quando deseja exercer a sua profissão sem ser um Profissional Autônomo precisa de uma Contabilidade.
E para não ter erro, escolha uma Contabilidade especializada em Fisioterapia.
Conheça a RW Office Contabilidade.
Somos uma Contabilidade com clientes de Fisioterapia que atuam sozinho ou em clínicas, somos especialistas nesse segmento.
Converse com algum de nossos profissionais e tire as suas dúvidas. Fale conosco!