Se você abriu sua empresa MEI e nunca pagou, esse conteúdo irá te ajudar.
O profissional autônomo que se torna MEI (Microempreendedor Individual) possui deveres e obrigações.
Com a facilidade em abrir uma empresa MEI, muitos profissionais que trabalhavam ilegalmente acabam se formalizando nessa categoria. E na maioria dos casos, isso acontece porque esses profissionais estavam atrás de uma segunda renda ou até mesmo da renda principal.
Mas será que vale a pensa sair do desemprego e se tornar MEI?
E por falta de informação, muitos desses profissionais que trabalhavam autônomos e se transformaram em MEI não pagam os seus impostos. A maioria não tiveram informações do funcionamento dessa abertura de empresa, que mesmo sendo uma modalidade simples, possui responsabilidades.
Benefícios em se tornar MEI
Após se tornar MEI terá o beneficio de obter o cartão CNPJ (Cartão Nacional de Pessoa Jurídica), além disso, irá possuir direitos de um pequeno empresário. Como por exemplo: abrir conta empresarial em bancos e possuir empréstimos com juros e prazos melhores, onde só é possível a empresas.
Além disso, terá benefícios previdenciários. Alguns exemplos desses benefícios são: aposentadoria, auxílio maternidade, auxílio doença, auxílio reclusão, entre outros.
Um ponto importante sobre os benefícios previdenciários, se não efetuar o pagamento em dia acaba perdendo o direito. Por isso a importância de estar em dia com essa obrigação.
Não sabia desses benefícios!? Neste artigo temos mais detalhes… – Vantagens em se tornar MEI.
Impostos do MEI
Quando o profissional autônomo se torna MEI e nunca pagou estará com sérios problemas. Como citamos, uma das obrigações é efetuar o pagamento dos boletos mensais em dia.
Esse boleto tem valor fixo e baixo, ou seja, podendo assim o MEI se organizar e quitar essa dívida mensalmente. Valor do Imposto do MEI 2022.
O valor desse boleto tem como base o salário mínimo, por isso quando houver o reajuste do salário mínimo anualmente esse valor do boleto irá aumentar automaticamente.
O valor do boleto é em torno de R$65,00 mensais, havendo alterações se as empresas forem de comércio e serviços.
Imposto do MEI: Como pagar DAS em atraso.
Abri MEI e nunca paguei, e agora?
O boleto do MEI é emitido mensalmente, mesmo se a empresa não estiver em funcionamento. Por isso o aconselhável, se não houver utilizações da MEI, fazer o pedido de baixa da empresa e estar fechando perante a Receita.
Se não houver o pagamento do boleto do MEI, o pequeno empresário estará adquirindo um debito com a Divida ativa da União. Além disso, se não houver o pagamento de meses consecutivos poderá ocorrer até a baixa da mesma.
E também se o MEI não pagar os boletos em dias estará perdendo os benefícios previdenciários: Aposentadoria, Auxilio doença, Auxilio maternidade, entre outros. Pois para adquirir esse beneficio deverá estar em dias com os boletos e também respeitar um período de carência.
Parcele essa dívida e não tenha mais dor de cabeça. Solicite nosso serviço de Regularização do MEI.
Conte com uma parceria especializada para organizar a sua situação do MEI, lembrando. Conheça mais sobre a RW Office.
Nunca paguei o MEI e quero Cancelar. O que fazer?