Quais burocracias envolvem a abertura de uma empresa? O que precisa na hora de abrir uma empresa? Esses assuntos te interessam? Então, fique comigo na leitura!
Abrir uma empresa é ainda um desafio, pois envolve alguns passos e ações ligadas aos órgãos públicos, os quais têm suas regulamentações e políticas próprias.
Nesse sentido, dados de um estudo feito pelo Banco Mundial mostram que nosso país ainda está na 124ª posição no ranking.
O qual traz um nível de burocracia no momento de se fazer negócios nos países. Confira mais neste artigo!
Índice
Quais burocracias envolvem a abertura de uma empresa?
Sobre as burocracias que envolvem a abertura de uma empresa, elas ainda são muitas!
Sabemos que o tempo para abrir uma empresa leva entre 45 e 60 dias e isso atrapalha o andamento das atividades e o funcionamento de um negócio.
Vamos ver, a seguir, como é para abrir uma empresa:
I – Verifique a disponibilidade do nome empresarial
Inicialmente, isso é feito na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas jurídicas. O intuito é verificar se existe outra empresa que já faz uso do mesmo nome pretendido.
II – Produção do Contrato Social
Feito o passo anterior, agora, é hora de elaborar o Contrato Social do estabelecimento. Porque neste documento deve constar algumas informações, tais como:
- A participação do capital por parte de cada sócio da empresa;
- Nome de fantasia da empresa;
- Segmento das atividades econômicas.
Dentre outras informações.
III – Registro na Junta Comercial ou Cartório de Pessoas jurídicas
Outra burocracia para abrir uma empresa está na necessidade de fazer o registro dela na Junta Comercial, pois assim, sua empresa passa a existir e a ter natureza jurídica, de fato.
Nesta fase, é preciso entregar o Contrato Social e preencher alguns formulários, nesse órgão.
O registro na Junta Comercial deve conter a assinatura dos sócios da empresa, além disso, essa assinatura é feita através do certificado digital.
Feito isso, em seguida, a Junta Comercial faz a emissão do NIRE (número de identificação de registro de empresa).
IV – Inscrição na Receita Federal
Após o processo na Junta Comercial ser aprovado, é hora de obter o CNPJ da empresa, pois sem ele, sua empresa não vai conseguir fazer movimentações diversas.
V – Inscrição Estadual e Municipal
Você vai ainda precisar fazer a inscrição municipal ou estadual de sua empresa, ou seja, isso depende do ramo da atividade econômica.
Porque se for uma empresa que comercializa produtos e mercadorias, você vai precisar de inscrição na Secretaria da Fazenda do seu estado.
E, além disso, se for empresa prestadora de serviços, é necessário fazer a inscrição na Prefeitura de Rondonópolis para fins de recolhimento do ISS.
VI – Alvará de funcionamento
O alvará de funcionamento é um documento que se busca a emissão na Prefeitura de Rondonópolis.
O intuito é avaliar se sua atividade pode ser exercida no local informado, nesse sentido, os fiscais municipais avaliam um conjunto de requisitos para emitir esse documento.
VII – Licenças
Para algumas atividades, devido sua natureza e por questões de segurança, bem pelo potencial de impactos diversos na comunidade e no meio ambiente, é preciso da emissão de algumas licenças, como a do Corpo de Bombeiros, por exemplo.
Por fim, neste artigo, você viu mais sobre as burocracias envolvem a abertura de uma empresa em Rondonópolis, resumidamente, é isso!
Precisa abrir uma empresa em Rondonópolis? Nós da RW Documentos somos um escritório de contabilidade especialista nesse processo.
Tire suas dúvidas e converse com profissionais. Fale Conosco!
Abrir empresa em Rondonópolis.