Como ter um CNPJ para Psicólogo? Se a sua dúvida for essa, iremos te ajudar neste post…
O Psicólogo é um profissional que exerce uma atividade intelectual. Por isso, muitas vezes, ele precisa legalizar sua atividade para começar a emitir notas fiscais, dentre outras necessidades.
Existem algumas formas de conseguir um CNPJ como Psicólogo, e uma das principais dúvidas é se pode ter esse cadastro sendo MEI. Vamos te responder logo abaixo…
Índice
Psicólogo pode ser MEI?
Na hora de legalizar sua profissão e ter um CNPJ para psicólogo, saiba que essa dúvida é muito comum.
Então, saiba que o psicólogo não pode ser MEI (Microempreendedor Individual), pois sua profissão não consta no rol de atividades permitidas pela lei do MEI, a qual está disponível no Portal do Empreendedor. Atividades permitidas para o MEI.
Ainda está em dúvida sobre o Psicólogo não ser MEI!?… Saiba mais detalhes nesse artigo – Psicólogos podem ser MEI? Entenda a categoria e como abrir uma empresa.
Como legalizar um consultório de Psicologia?
Para legalizar um consultório de psicólogo é bem simples, embora a ajuda de um contador de sua confiança é essencial nessa hora.
Conheça a RW Office – Contabilidade em Rondonópolis
Então, vamos lá! O psicólogo precisa optar por um regime tributário, para assim emitir notas fiscais e buscar pagar menos impostos.
Dentre os regimes tributários, temos estes, por exemplo:
- Simples Nacional: um dos regimes mais escolhidos, já que você pode pagar menos impostos, e ainda, o recolhimento de impostos é simplificado, o que você faz em apenas uma guia;
- Lucro Presumido: neste regime, você paga de forma trimestral os impostos (são 2 impostos federais e o ISSQN, imposto de natureza municipal) com base na receita auferida nesse período;
- Lucro Real: embora exista este regime para o psicólogo, não indicamos optar por ele, já que não compensa.
Aproveite e conte com nossa ajuda para obter o CNPJ para psicólogo, clique aqui!
Como ter um CNPJ para Psicólogo?
Para ter um CNPJ para psicólogo, o primeiro passo é se registrar no Conselho Federal de Psicologia, CFP, a entidade que regulamenta e ampara os Psicólogos.
Em seguida, é preciso registrar-se como psicólogo na Junta Comercial de seu estado. Logo após, faça o registro na Receita Federal para obter o CNPJ.
Feito isso, é necessário obter a inscrição municipal e o alvará de funcionamento na Prefeitura de sua cidade. Por isso, procure ter em mãos esses documentos, antes de buscar o registro de psicólogo:
- Cópias de RG e CPF;
- Comprovante de endereço;
- Certidão de casamento ou nascimento;
- Uma cópia do IRPF;
- Cópia do IPTU do imóvel, onde vai abrir o consultório.
Conheça as burocracias que envolvem a abertura de uma empresa
Quanto de imposto o Psicólogo paga?
O Psicólogo se optar pelo Simples Nacional, o regime mais indicado, pagará uma alíquota de 6% sobre o faturamento. Além disso, depende do fator R também.
Por fim, você viu como ter um CNPJ para psicólogo. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Continue aqui no site e acesse mais conteúdo de valor!
Está precisando formalizar a sua profissão para emitir nota fiscal?
Abrir um CNPJ de Psicólogo em Rondonópolis.
Para isso, conte com nossa ajuda para evitar erros. Agilize seu processo! Converse com nossos especialistas, ou nos chame no WhatsApp.