Segundo o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil no segundo trimestre de 2022 está em 9,3%, o que corresponde a 10,1 de desempregados nesse período.
Essa taxa de desemprego diminuiu, comparando a 2019 onde havia 12,2 milhões de brasileiros sem emprego formal. Mesmo assim. A falta de oportunidades contribui para que muitas pessoas trabalhem por conta própria.
E uma ótima opção para essas pessoas é a abertura de uma MEI. Porque possuem a tributação baixa e através dele consegue sair da informalidade. Vamos a mais detalhes sobre esse tipo de empresa.
Índice
O que é MEI?
MEI (Microempreendedor Individual) são todos aqueles profissionais autônomos que precisam formalizar o seu negócio.
Um dos principais motivos que os pequenos empresários procuram a abertura desse tipo de empresa é para a emissão de notas fiscais aos clientes. Mas vamos falar mais sobre esse assunto logo a mais.
Como funciona o MEI?
O MEI é a maneira mais fácil de se obter um CNPJ. Entre os benefícios, os principais são:
- Pode adquirir os benefícios do INSS após o pagamento do imposto mensal sem atraso, respeitando o tempo de carência;
- Consegue o número CNPJ logo após a abertura da MEI. Com esse número é possível emitir notas fiscais para clientes sem custo e manter um bom relacionamento com fornecedores, por exemplo;
- Tem a possibilidade de criação de uma conta empresarial em bancos, podendo adquirir empréstimos e financiamentos com prazos e juros melhores;
- O imposto é de forma simplificada, haverá apenas um boleto mensal. Além disso, o valor é considerado baixo.
Conheça mais Vantagens em ser MEI…
Como Abrir um MEI e sair do desemprego?
A abertura de uma empresa MEI é de forma simplificada, todo o processo é feito pelo Portal do Empreendedor.
Comece entrando nesse site “Portal do Empreendedor” e clique na opção “Quero ser MEI”. Será necessário efetuar um cadastro do Gov.br, mas se já tiver é só usar o seu CPF e a senha e começar a abertura da sua MEI.
O site é autodidata e possui instruções que podem ajudar nesse momento. Mas não faz esse processo com dúvidas, se estiver inseguro procure especialistas para te ajudar.
Posso cancelar a MEI a qualquer momento?
Sim, e é o recomendável se não tiver a intenção em usar essa MEI.
Vale lembrar que ter uma MEI possui muitas vantagens, como foi citado acima. Mas se não tem a intenção em usar mais esse cadastro efetue o cancelamento o quanto antes.
Aí você pode me perguntar, “mas, por quê?”
Porque o imposto do MEI é gerado todos os meses automaticamente, mesmo não usando esse cadastro.
Por isso, se continuar com essa MEI aberta, a sua dívida só irá aumentar e posteriormente esse valor, se não pago, será transferido para a Dívida Ativa.
E um dos maiores agravantes é essa MEI ser cancelada automaticamente pela Receita Federal e todo o valor dos débitos serem transferidos ao seu CPF. Por isso, é importante tomar cuidado.
Descobriu se vale a pena abrir uma MEI para sair do desemprego? Se escolheu abrir uma MEI esse artigo vai te ajudar… Como começar um negócio sendo MEI?
Ainda possui dúvidas sobre essa abertura de MEI!? Converse com algum de nossos especialistas através do WhatsApp ou só nos mandar mensagens por aqui. Fale conosco!