Quando se começa a trabalhar como Psicólogo é muito normal o paciente solicitar nota fiscal ou o recibo, ou seja, uma comprovação do pagamento da consulta. E aí você ficou sem saber o que fazer, né!? Vamos te mostrar como pode dar recibo sendo psicólogo…
A maioria dos psicólogos quando não atendem em locais públicos ou em clínicas sendo CLT, trabalham por conta própria. E aí vem sempre a dúvida: “Como posso dar recibo dos atendimentos?”, “Devo dar recibo ou nota fiscal?”.
Já adiantamos que os dois são diferentes, embora ambos sirvam para formalizar o pagamento.
Índice
Diferença entre Recibo e Nota Fiscal para Psicólogo
Ambos são confundidos, mas a diferença é muito grande. Quando a nota fiscal é emitida, ela se torna um documento oficial de comprovação da sua consulta.
Já a entrega do recibo é uma maneira rápida de comprovação, aonde vai apenas os seus dados e é o meio usado por profissionais.
Por isso, o recibo serve apenas para comprovar o pagamento daquela consulta onde o psicólogo realizou como profissional liberal.
E a nota fiscal registra oficialmente a venda, é uma prestação de serviço realizada com comprovação assinada pelos seus dados. Notas fiscais são obrigatórias para profissionais com CNPJ, e para regularização do seu negócio.
Talvez muitos pacientes te peçam a nota fiscal porque falam que é para o Imposto de Renda. E realmente, aqui no Brasil notas fiscais de atendimento de saúde podem ser abatidas no Imposto de Renda.
Agora vamos para a dúvida principal…
Como emitir recibo sendo psicólogo?
Os recibos são emitidos por profissionais autônomos ou liberais, usando o CPF porque é de pessoa física. É através desse recibo que o paciente comprova o pagamento da sua consulta.
Para emitir esse recibo precisa ter as seguintes informações em mãos:
- Dados do paciente;
- Serviço efetuado;
- Valor do serviço;
- Registro do Psicólogo (CRP) e o CPF;
E no final do recibo é necessário assinar, comprovando as informações. Alguns profissionais liberais possuem carimbo com as informações do CRP e CPF.
Já que estamos falando de notas fiscais, já pensou em regularizar e obter um CNPJ. Sabia que você consegue pagar menos impostos!?
Veja também | Como emitir nota fiscal sendo psicólogo?
Sempre quando o profissional pretende ter um CNPJ já pensa em ser MEI, mas será que vocês conseguem se enquadrar nessa categoria?
Psicólogo pode ser MEI?
Não, o psicólogo não pode ser MEI, pois é uma profissão regulamentada por um órgão. Além disso, não está entre as atividades permitidas pelo MEI. Atividades permitidas para o MEI.
Veja também | Psicólogos podem ser MEI? Entenda a categoria e como abrir uma empresa.
Já que psicólogo não podem ser MEI, como ter um CNPJ!?
CNPJ para Psicólogo
Depois de registrado no Conselho Federal de Psicologia, pode ser aberta o CNPJ para a sua categoria.
Logo após, precisa ser registrado como Psicólogo na Junta Comercial de seu estado. Logo após, faça o registro na Receita Federal para obter o CNPJ para Psicólogos.
Depois é só obter a inscrição municipal e o alvará de funcionamento na Prefeitura de sua cidade. E pronto! Já terá o seu CNPJ em mãos liberado e pode começar a emitir as suas notas fiscais.
Conheça as burocracias que envolvem a abertura de uma empresa
Mas não se preocupe com esses órgãos, o seu contador irá te auxiliar e te entregar o serviço pronto.
Contabilidade para Psicólogos
Contabilidade para Psicólogos é a RW Office. Empresa especialista nesse ramo, com clientes atuando em suas próprias clínicas ou trabalhando como terceiros.
Não abra o seu CNPJ como Psicólogo com qualquer escritório. Escolha uma Contabilidade apta para te atender.
Conheça a RW Office Contabilidade.
Nós mande uma mensagem pelo WhatsApp, ou se preferir deixe a sua mensagem por aqui. Fale conosco!