Você quer saber o que é preciso para abrir uma clínica de Psicologia? Você vai ver aqui neste conteúdo que foi feito pensando nesse desafio.
Sempre que um psicólogo começa a exercer a profissão, ele fica sem saber se inicia o negócio de forma profissionalizada e como fazer isso. Então, busque formalizar sua atividade, começando por entender as exigências necessárias. Vamos ver?
Índice
Uma dúvida: ser profissional liberal ou ter empresa de psicologia?
Qual seria mesmo a melhor opção, continuar como profissional liberal ou abrir uma empresa de psicologia?
Abrir uma empresa é a melhor alternativa, pois alguns contadores dizem que fica mais em conta e compensa mais.
Vamos imaginar que o imposto para pessoa física como um psicólogo pode chegar até 27,5% de seus ganhos mensais, e ele precisa pagar 20% de INSS. Pois é, isso é a condição no Brasil.
Por isso, ao contabilizar tudo ou fazer cálculos, o psicólogo pode lucrar mais ao abrir uma empresa de psicologia, isto é, tendo um CNPJ.
Embora cada caso merece uma atenção especial e é melhor contar com a ajuda de um contador especializado!
Afinal, um psicólogo pode ser Microempreendedor Individual (MEI)?
O MEI (Microempreendedor Individual) quando foi lançado, a ideia seria para ajudar profissionais autônomos que atuam de maneira informal, como vendedores, feirantes, esteticista e outros.
Quanto aos profissionais liberais, como psicólogo, dentista e outros da área da saúde precisam de formação técnica e estarem registrados no conselho de classe da categoria.
Por esse motivo, o psicólogo não pode ser MEI, pois sua profissão não está na lista de atividades permitidas pela lei do MEI, que pode ser vista no Portal do Empreendedor
Acompanhe para ver mais!
CNPJ para psicólogo: saiba como ter
Para você se registar como pessoa jurídica e ter uma empresa, é possível abrir uma clínica como Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) ou Empresário Individual (EI), os tipos mais indicados.
E para ter um CNPJ para psicólogo, você precisa se registrar formalmente na Junta Comercial de seu estado. Depois, faça em seguida, o registro necessário na Receita Federal para obter o CNPJ.
A seguir, veja como proceder para formalizar sua empresa.
Como abrir uma empresa de psicologia
Para abrir empresa de psicologia, depois de escolher onde a empresa irá funcionar, tenha em mãos esses documentos:
- Cópias de RG e CPF do profissional;
- Comprovante de endereço;
- Certidão de casamento ou nascimento (atualizada);
- Uma cópia do IRPF;
- Cópia do IPTU do imóvel, lugar onde vai funcionar a clínica.
Para iniciar essa empresa, é preciso se registrar no Conselho Federal de Psicologia, CFP, a entidade que regulamenta e ampara os psicólogos. Ao entrar no portal, é possível ver os documentos necessários.
Em seguida:
Passo 1
É preciso fazer o contrato social da empresa de psicologia. O seu contador pode te ajudar, clique aqui e acesse nosso suporte.
Passo 2
Agora, é hora de registrar a empresa na Junta Comercial do seu estado ou no Cartório de Pessoa Jurídica.
Passo 3
Entre no site da Receita Federal para ter o CNPJ, é preciso enviar os documentos solicitados.
Passo 4
Na prefeitura de sua cidade, é onde você vai solicitar o alvará de funcionamento, uma vez que ele dá a autorização para o estabelecimento ou a sala começar a funcionar.
Logo, veja se a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade demanda alguma licença especial para a empresa funcionar, isso porque as leis municipais mudam de uma cidade para outra.
Para terminar, você viu mais sobre como abrir uma empresa de psicologia.
Mas você não precisa se preocupar com isso tudo, oferecemos nossa ajuda para regulamentar e formalizar sua profissão de psicólogo.
Conheça a RW Office, somos especialistas em profissionais da saúde e podemos te ajudar.
Veja também| Contabilidade para Psicólogos – Como legalizar um consultório de Psicologia.